Dicas

Seleção de dicas para você aumentar a vida útil do seu carro

Check List

Verificar óleo

A maioria dos fabricantes recomenda a mudança de óleo em espaços alargados. Porém, o melhor conselho é mudar todos os 5 000 quilómetros.


Verifique regularmente o óleo através da vareta e faça as mudanças de óleo entre os 5000 e os 10 000 quilómetros, sempre analisando a sua forma de conduzir.


Se andar muito em cidade no pára-arranca, esse intervalo deve ser ainda mais curto, talvez a cada 3 500 quilómetros. Não pense que por fazer poucos quilómetros não se deve preocupar. É que o óleo perde as suas capacidades lubrificantes se ficar muito tempo sem ser utilizado.


Neste caso, deverá optar por mudanças de óleo baseadas no tempo e não nos quilómetros. Seis meses será o intervalo ideal para isso.

Retífica

Motor a diesel

Motor a gasolina para picapes médias e grandes virou coisa do passado. Hoje mais de 90% do mercado é dominado pelo diesel, geralmente destinado mais a passeio que a trabalho.


Parte dos novos proprietários ainda não sabe que esse tipo de motor tem características próprias de uso e manutenção. Aprenda os principais macetes para quem acabou de entrar no mundo do diesel: Em modelos turbinados anteriores a 2000 ou 2001, é importante deixar o motor na marcha lenta de 15 a 30 segundos antes de desligá-lo. Se o motor for desligado rapidamente, o eixo de turbina continuará girando sem a lubrificação necessária, o que aumenta seu desgaste.

Recuperação

Problemas na embreagem

Existem diferentes causas que originam problemas na embreagem, devido particularmente a um uso inadequado do motorista. Veja quais os pontos de maior incidência, assim como algumas dicas que ajudarão a melhorar a utilização e a vida útil da embreagem.



Confira dicas para aumentar a vida útil de sua embreagem:


- Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha; quando o motorista descansa o pé sobre o pedal, provoca um aquecimento do sistema e um desgaste prematuro dos componentes;

- Nunca segure o veículo numa rampa utilizando a embreagem como freio; este hábito causa um desgaste excessivo do disco. Nestas situações, utilize sempre o freio do veículo;

- Não ultrapasse a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo, porque afetará o funcionamento da embreagem e diminuirá a vida útil da mesma;

- Não acione e desacione bruscamente a embreagem para aumentar o toque ou alterar a rotação do motor quando se encontrar em uma velocidade compatível;

- Não inicie bruscamente a marcha, evitando arrancadas bruscas;

- Nunca saia com o veículo em segunda marcha;

- Evite reduções bruscas de velocidade, freiando ou desacelerando subitamente o motor.